John P. Fulton (1902 - 1966)

Ao assistir ao pai do cinema David. W. Griffith dirigindo, o americano de Nebraska John P. Fulton se apaixonou pelo cinema. 

Em meados da década de 1920, graduou-se como fotógrafo de cinema. Nesta função, Fulton realizou alguns filmes com o diretor Henry King, antes de se tornar o chefe do departamento de efeitos visuais da Universal.

Lá, ele supervisionou todos os filmes da série de clássicos de horror produzida pelo estúdio, sendo o mais notável "The invisible man", de 1933. Você pode assistir ao trailer do filme mais abaixo.

"Frankenstein" (1931), "The invisible man" (1933), "Bride of Frankenstein" (1935) e "The Mummy" (1935) são todos dirigidos por James Whale e com efeitos realizados por John Fulton e sua equipe.

Fulton e sua equipe também forneceu os efeitos de quatro sequências de "The invisible man", três dos quais receberam indicações ao Oscar, assim como seu trabalho em "The Boys from Syracuse".

Emprestado a Sam Goldwyn, Fulton trabalhou sobre os efeitos para a fantasia Kaye Danny "Homem Maravilha", que lhe rendeu seu primeiro Academy Award.

Ele ganhou mais dois prêmios Oscar por "The Bridges at Toko-Ri" (1954) e "The Ten Commandments" (1956). Trabalhos estes desenvolvidos quando ele estava nos estúdios da Paramount.

Quando a Paramount fechou seu departamento de efeitos, Fulton continuou a trabalhar, proporcionando efeitos para "The bamboo saucer" filme que ele foi có-autor e que fora lançado em 1968. Dois anos  depois de sua morte devido a uma infecção rara, enquanto trabalhava no filme "The Battle of Britain" na Espanha. Apesar de ter adoecido na Espanha, Fulton morre num hospital da Inglaterra.