O astrônomo Pierre Jules César Janssen nasceu em Paris a 22 de Fevereiro de 1824 e faleceu em Meudon em 23 de Dezembro de 1907.
Janssen foi diplomado em matemática e física e, posteriormente, em 1860 com o tema l'Absorption de la chaleur rayonnante obscure dans les milieux de l'oeil.
E os efeitos, onde entram?
Janssen inventou em 1873 o Revolver Photographique, que captava uma série de imagens em sequencia. O aparelho, automático, produzia imagens sem intervenção humana, sendo utilizado para servir como prova fotográfica da passagem do planeta Vênus diante do Sol.
Este é, até hoje, o primeiro registro de um equipamento que pôde captar imagens em sequência, ou seja, a mais antiga câmera que já existiu. E, como sem câmera não há filme, dá para perceber qual foi a importância gigantesca que a invensão do "revolver fotográfico" teve.
Nos dias atuais onde filmar é algo que muitos celulares fazem, basta adquirir um com o recurso e usá-lo. Agora, imagine que você queira filmar e sequer exite o conceito de câmera e, consequentemente, você não teria o celular, o que se faz?
Naquela época não se podia entrar numa loja e pedir uma câmera. Não havia nem mesmo as câmeras analógicas (aquelas de filme fotográfico que precisa revelar o filme com 12, 26 ou 36 poses). O que faz com que cada peça a ser utilizada tinha que ser pensada por alguém e fabricada uma a uma.
Abaixo estão imagens que ilustram como era o revolver fotográfico. O equipamento pode ser observado em todos os seus detalhes no museu do Observatório em Paris.