Industrial Light and magic - ILM

Por mais de 30 anos, a Industrial Light and Magic, uma divisão da Lucasfilm.Ltd., estabeleceu o padrão para os efeitos visuais e neste processo, criou algumas das imagens mais deslumbrantes imagens da história do cinema. Na linha de frente da revolução digital, a ILM conitnua a abrir novos caminhos para os efeitos visuais.

Fundada por Geroge Lucas em 1975 para criar os efeitos especiais para o seu épico espacial Star Wars, nenhuma outra empresa daquele tipo existia naquela época. Agora com as locações de São Francisco e Singapura, a ILM permanece como uma das empresas líderes em efeitos do mundo. A ILM criou efeitos para mais de 300 filmes e desempenhou um papel fundamental em 10 das 15 maiores bilheterias mundiais de todos os os tempos e contribuiu em mais da metade das 50 maiores.

Com as suas muitas inovações técnicas e criativas, a ILM ajudou a impulsionar a evolução dos efeitos visuais. Começando com o domínio das artes tradicionais da fotografia em tela azul, matte painting, e construção de modelos, a ILM foi pioneira no desenvolvimento da câmera com controle de movimento, composição óptica e outros avanços da tecnologia dos efeitos. 

Desde os anos 1980, a ILM tem liderado o caminho no uso da computação gráfica  e imagem digital nos filmes, desenvolvendo o avanço dos programas e técnicas como a composição digital, Morfing, simulações bem como tecnologias como a digitalização de filmes, composição digital, remoção de cabos, controle de movimento, Imocap e o formato de arquivo EXR.

"O segredo do abismo", de James Cameron
Hoje a ILM possui o maior e mais avançada linha de produção para efeitos digitais da industria de entretenimento. Desde as primeiras criações de personagens gerados por computador em "O segredo do abismo" (The abyss, EUA 1989), com direção de James Cameron, "Exterminador do futuro 2: O julgamento final" (Terminator 2: Judment day, EUA, 1991), com direção de James Cameron, e "Jurassic Park - O parque dos dinossauros" (Jurassic Park, EUA, 1993), com direção de Steven Spielberg; como distorções que imitam a vida como o corpo humano em "A morte lhe cai bem" (Death Becomes Her, EUA, 1992), com direção de Robert Zemeckis, e "O máscara" (The Mask, EUA, 1994), com direção de Chuck Russel; a avanços surpreendentes em seus filmes como "Twister" (Twister, EUA, 1996), com direção de Jan de Bont; "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma" (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace, EUA, 1999), com direção de George Lucas, "Mar em fúria" (The Perfect Storm, EUA, 2000), com direção de Wolfgang Petersen e "Piratas do Caribe: O baú da morte" (Pirates of the Caribean: Dead Man`s Chest), com direção de Gore Verbinski, a ILM constantemente expandiu as possibilidades da imagem digital.

A ILM habilmente juntou o fotorrealismo digital com imagens reais de forma incomparável nos filmes da indústria e com trabalho de ponta para sucessos como "Transformers" (Transformers, EUA, 2007), com direção de Michael Bay, "Homem de ferro" (Iron Man, EUA, ) com direção de Jon Favreau, "Avatar" (Avatar, EUA, 2009) com direção de James Cameron, Star Trek (Star Trek, EUA, 2009), com direção de J.J. Abrams, a ILM continua a abrir novos caminhos.

Cineastas colaboram com a ILM para criar a imagem que nunca tinha sido vista antes. Departamentos de pré-produção que lidam com pesquisas e desenvolvimento, concept art, desenvolvimento de criaturas e uma totalmente articulada pré-visualização trabalha próximo aos diretores para assegurar que cada visão é realizada na tela. Uma gama de recursos está disponível na ILM para assegurar que cada projeto possa alcançar o aspecto visual desejado em efeitos visuais no cronograma e dentro de um orçamento determinado.

Um tipico projeto na ILM será uma mistura de concept design, efeitos em computação gráfica, modelos e miniaturas, paisagens digitais, e o estado-da-arte da animação. Os artistas que atuam nestes departamentos representam o verdadeiro cérebro confiável da ILM. Uma base talentos internacionais de engenheiros, animadores tradicionais e especialistas em modelagem e astistas de texturização com PhD. Por trinta anos criatividade impulsionou novas tecnologias dentro de momentos dos filmes que continuam a emocionar o público a nível mundial.

FONTE: ILM (Site oficial - texto original em inglês. Tradução livre nossa). Acessado em 26 de outubro de 2011.

Obs.: O texto original não possui as informações dos nomes em português dos filmes e respectivos diretores, bem como o país e o ano de produção de cada filme. Essas informações são acréscimos nossos.