Weta


O nome Weta é oriundo de mais de 70 espécies de insetos endêmicos da Nova Zelândia. Insetos bem grandes, vale dizer. E é por isso mesmo que o símbolo da empresa é um destes insetos.

Weta Digital e a Weta Workshop foram fundadas em 1993 em Wellington, capital da Nova Zelândia por PeterJackson, Richard Taylor e Jamie Selkirk. Isto ocorreu quando o filme "Almas gêmeas" (Heavenly Creatures, Nova Zelândia, 1994), com direção de Peter Jackson precisava de efeitos especiais. À época, eles acharam que podiam economizar se eles mesmos fizessem os efeitos para o filme. Assim eles compraram algumas estações de trabalho (computadores com maior capacidade de processamento), alguns softwares (programas de computador) e com a ajuda de Richard Taylor que é um dos maiores nomes da, hoje, Weta Workshop, Jackson pôde criar os efeitos de que precisava.

Na verdade a Weta surgiu sem a divisão que gerou a separação entre os setores de efeitos digitais (Weta Digital) e o setor da oficina (Weta Workshop) - vale lembrar que aqui o conceito de oficina é muito mais amplo do que alguns pensam quando leem o termo, pois abrange desde o design concept de personagens, cenários, aramas, veículos, etc. passando pela confecção destes mesmos em bonecos, maquetes, animatrônics, artigos colecionáveis, etc. até chegar a criação de trabalhos digitais entre outras tantas funções que lhes cabe.

Um dos filmes que ajudou a Weta a crescer ainda antes da trilogia "O senhor dos anéis" foi "Os espíritos" (The Frighteners, Nova Zelândia, 1996), com direção de Peter Jackson e que teve Robert Zemeskis como produtor. À época da produção dos filmes, a Weta teve que provar que conseguiria fazer os efeitos para o filme.

Em 1998, mais de 20 anos depois do lançamento de "Os espíritos", Jackson lançou um documentário "The Making of 'The Frighteners'" no qual ele conta a origem da Weta com detalhes que não constam naquele tão aclamado box de 12 DVDs com a trilogia do anel em versão estendida que saiu no Brasil no ano de 2010.

Em 2007 o Supervisor Sênior de Efeitos Digitais, Joe Letteri também fora colocado como diretor da empresa que hoje abrange novas divisões e que se acrescentam às duas já citadas (Digital e Workshop) que são (em ordem alfabética): Park Road Post Production, Portsmouth Rentals, Stone Street Studios, Weta Digital, Weta LimitedWeta Workshop.

A Weta é detentora de alguns enormes feitos e abaixo listamos alguns deles:

  • Criação do software de simulação de multidão, o Massive, criado por Stephen Regelous para originalmente ajudar na refilmagem de King Kong. Só que, no meio do caminho havia a trilogia do anel;
  • Criação de uma dos personagens digitais mais famosos de todos os tempos, o Gollum/Smeagol;
  • Retorno ao uso das maquetes. Percebemos fácil isso quando lembramos que aquela floresta de King Kong (king Kong, 2005), com direção de Peter Jackson, é quase que absolutamente uma grande série de maquetes;
  • Criação do planeta Pandora e tudo aquilo que o compõe numa perfeita integração entre imagens live action (de ação ao vivo), com personagens digitais absolutamente críveis, criaturas digitais com design fantástico e com uma projeção 3D que pôs fim ao fracasso da projeção 3D nos cinemas.
A Weta, seus filmes, muita coragem, ousadia e, principalmente, competência colocaram a Nova Zelândia num local onde outrora ninguém imaginaria, o local da fama admirada.