Glossário de efeitos

animatronics: bonecos de humanos, animais ou com formato de criaturas controlados por um operador manualmente ou via controle remoto.

blue-screen photography (também chamada de tela verde ou green-screen): técnica de filmagem de um assunto em frente a uma tela azul ou verde; a tela azul ou verde é removida através de processamento óptico ou digital, deixando o elemento do assunto isolado para composição com outro elemento.

composite: processo para combinar duas ou mais imagens em apenas um pedaço de filme através recursos digitais ou ópticos. No início a composição era um processo complicado com máscaras pretas feitas em parte da cena ainda durante a filmagem. Depois, voltava-se a o filme e removia a máscara, filmando novamente para expor a parte mascarada previamente. A tecnologia da impressão óptica revolucionou os efeitos visuais na década de 1920. 

computer generated imagery (CGI): Imagens criadas com uso de um computador. Também chamadas de computação gráfica (CG), animação computadorizada ou animação digital.

element: uma imagem fotográfica, que será composta com outras para criar um efeito visual complete numa cena.

glass shot: Plano de fundo (background ou BG) de uma cena que era pintado em vidro e posicionado à frente da câmera para aparecer em apenas parte do da cena.

hanging miniature: uma miniatura suspensa à frente da câmera. Quando visualizada pelas lentes da câmera ela parece ser parte da estrutura da cena. Em “Ben Hur” (1925) a cena da competição, apenas a parte inferior do coliseu foi construída. A parte superior, incluindo centenas de espectadores foi conseguida através do uso de uma hanging miniature.

matte (também chamada de máscara): No início da história do cinema os cineastas criaram composições de imagens que eram feitas diretamente na câmera cobrindo parte da lente com uma máscara de filmagem, ou colocando uma folha de vidro entre a câmera e a cena, para preservar parte do filme que era exposto. O cameraman podia então voltar o filme na câmera e filmar novamente a parte que estava protegida do filme removendo a máscara que tinha sido previamente colocada. Isso permitia combinar duas imagens em apenas uma. Em "The Playhouse" (1921), Buster Keaton usou este método para colocar ele mesmo na cena com nove personagens diferentes.  Há também a stationary matte que isola parte da imagem mudando de formato de fotograma-a-fotograma.

matte painting: pintura de plano de fundo elaborada com máscaras para confundir-se com a cena e para ser composto com imagens filmadas ao vivo ou com miniaturas. Originalmente eram pintadas em vidro, mas agora os artistas as fazem diretamente no computador.

mechanical effects (também chamado de efeitos práticos ou efeitos físicos): são efeitos especiais criados no cenário durante a filmagem da cena em si. Para estes efeitos não são necessárias manipulações posteriores de imagem. Nestes estão inclusos: pirotecnia, animatronic, maquiagem, vôo com cabos de aço.

motion-control camera: é uma câmera controlada por um computador que pode ser programada para executar precisamente um mesmo movimento repetidas vezes. Com a câmera de controle de movimento, múltiplos elementos podem ser filmados exatamente da mesma forma, permitindo assim que haja um alinhamento preciso para posterior uso no compositing.

multiple exposure: é a fotografia de duas imagens captadas em momentos diferentes em apenas um pedaço de filme.

optical printer: sistema que é composto de, no mínimo, um projetor de imagens e uma câmera alinhados para que a câmera possa receber a imagem do projetor o mais idêntica possível; neste processo chamado de compositing, dois ou mais pedaços de filme podem ser combinados com diferentes elementos dentro de um único pedaço de filme dentro da câmera.

pyrotechnics: é o uso controlado de materiais inflamáveis para a criação de explosões, fogo e fumaça e afins.

rear projection: uma filmagem de plano de fundo realizada previamente é projetada por trás dos atores numa tela translúcida para criar a impressão de que os atores estão naquela locação.

stop-motion animation: técnica que permite que bonecos articulados sejam fotografados fotograma-a-fotograma e entre cada um destes fotogramas haja uma pequena diferenciação de movimentação da pose do boneco. Quando o filme é projetado em 24 fotogramas por segundo tem-se a ilusão de que o boneco estava a se mexer sozinho. "King Kong", animado por Willis O'Brien, é um dos personagens mais aclamados do uso desta técnica.

substitution shot: troca de cena na qual a câmera é parada e os atores permanecem na mesma posição enquanto um objeto ou um ator é trocado por outro. Em "The Execution of Mary Queen of Scots" os atores permaneceram na mesma posição enquanto a atriz era substituída por um boneco; a câmera foi então novamente acionada para capturar o degolamento do boneco.

visual effects (também chamados de efeitos ópticos ou fotográficos): são efeitos conseguidos através de manipulação fotográfica ou digital. Estes ocorrem após a realização das filmagens. Inclui miniaturas digitais, matte paintings, stop-motion e CGI.