Taí uma pergunta difícil de responder. Antes de tudo, vamos lembrar que existem vários tipos de efeitos: as explosões pirotécnicas, as ilusões de ótica, as recriações em computador... Essa diversidade toda gera dilemas na hora de bolar um ranking: uma seqüência de cinco minutos de uma animação computadorizada, por exemplo, vale a mesma coisa que uma explosão de dez segundos? Ambas devem contar como um único efeito especial? E quando mais de um efeito aparece na mesma cena?
Este é um daqueles filmes que você tem que perguntar a alguém que já assistiu se ele é bom, mas antes de assisti-lo. Por quê? Porque mesmo sendo um bom filme (talvez um dos melhores de 2010) é também um filme com bastantes cenas fortes. E, para o caso do "Cisne negro" isso tem que ser levado a sério.
Os efeitos no filme são utilizados para realçar a sua morbidez. Como retrata o balet do cisne negro e a disputa pela interpretação de primeira bailarina no mesmo, os efeitos dentro dele mostram ajudam a exibir a progressão da personagem que está se tornando a personificação do cisne negro.
Assim, há desde a criação de poros e penas digitais, tatuagens digitais, multiplicação de personagens com o mesmo rosto da bailarina Nina Sayers (interpretada por Natalie Portman).
Os efeitos ficaram por conta da Look Effects, que já atuou em filmes como "Capitão América: O primeiro vingador" (Captain America: The First Avenger, EUA, 2011), com direção de Joe Johnston, "Sem limites" (Limitless,EUA, 2011), com direção de Neil Burger, "O discurso do rei" (The King's Speech, Inglaterra, 2010), com direção de Tom Hooper e "Speed Racer" (Speed Racer, EUA, 2008), com direção de Andy Wachowski & Lana Wachowski.
Um bom filme, porém, repito, forte em suas imagens, onde os efeitos não fazem parte do suas atrações. Veja abaixo parte do efeitos do filme.
O nome Weta é oriundo de mais de 70 espécies de insetos endêmicos da Nova Zelândia. Insetos bem grandes, vale dizer. E é por isso mesmo que o símbolo da empresa é um destes insetos.